Maiores informações Ligue grátis clique aqui
Calcio - Saúde Comprovada

Cálcio

O Cálcio é um mineral essencial e o corpo não é capaz de produzi-lo. Portanto, é necessária a ingestão de cálcio através da alimentação ou da suplementação, pois é um nutriente indispensável para diversas funções biológicas como a contração muscular, a divisão celular, coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos e suporte estrutural do esqueleto

Calcio Force

Benefícios do Cálcio para o corpo

O cálcio é um micronutriente essencial para a mineralização dos ossos e dentes, é fundamental para o mecanismo de coagulação sanguínea. Além disso, é indispensável para a atividade de várias enzimas digestivas, e possui função importante na participação da regulação de diversos eventos intracelulares, tais como a diferenciação e divisão celular e controla o mecanismo de contração muscular.

Na infância, o cálcio é extremamente importante, pois é quando os ossos e dentes estão em maior desenvolvimento. Portanto, o cálcio é necessário para a formação e crescimento ósseo adequados.

A partir dos 50 anos de idade, a ingestão de cálcio também é essencial, pois, nessa fase a absorção do cálcio passa a ser reduzida, ocorrendo pela diminuição da ingestão do mineral e pela falta de vitamina D. Sendo assim, é indicado a suplementação de cálcio para prevenir doenças relacionadas aos ossos e evitar possíveis fraturas.

Benefícios do Cálcio para o corpo

Alimentos ricos em cálcio

A principal fonte alimentar de cálcio para a maioria das pessoas é o leite e seus derivados. Algumas verduras verde-escuras como brócolis e couve são fontes alternativas de cálcio, porém a quantidade e biodisponibilidade do cálcio nesses alimentos são menores quando comparadas ao leite e seus derivados.

Origem animal

Quantidade e concentração de cálcio em alguns alimentos
Alimento Porção Cácio(mg)
Leite 1 copo 384
Queijo fresco 2 pedaços 324
Leite desnatado 1 copo 322
Leite integral 1 copo 295
Sardinha 2 unidades 219
Espinafre cozido 1 xícara 213
Queijo mussarela 1 pedaço 140
Iogurte com frutas 1 potinho 130
Requeijão cremoso 1 colher de sopa 78
Bebida à base de soja 1 copo 40
Alimentos ricos em cálcio

Absorção do Cálcio

Conforme envelhecemos, a absorção do cálcio vai ficando cada vez menor, isso ocorre pela queda da produção de vitamina D.

A ação da vitamina D é necessária para que ocorra uma adequada absorção do cálcio.

Vitamina D: fundamental para o metabolismo e absorção do cálcio

Magnésio: é um mineral essencial que se relaciona com o cálcio. Ele auxilia a manter o cálcio estável no sangue, prevenindo a sua deposição nos órgãos e artérias, evitando problemas de calcificação. Sendo assim, o magnésio é indispensável à fixação de cálcio nos ossos.

Zinco: mineral que auxilia no metabolismo do cálcio, além de outros benefícios para a saúde.

Absorção do Cálcio

Falta de Cálcio

Podemos encontrar cálcio em diversos alimentos, principalmente no leite e seus derivados, porém, alguns indivíduos podem não consumir os alimentos que são fontes desse nutriente em seu dia-a-dia, seja por limitações de saúde, como alergia à proteína do leite ou intolerância a lactose, escolhas alimentares como o veganismo ou simplesmente por não gostarem do sabor.

Com isso, às vezes essas pessoas não conseguem adquirir a quantidade necessária de cálcio que o organismo necessita para se manter saudável, e quando a deficiência se prolonga por muito tempo, podem surgir problemas como fraqueza nos ossos, osteoporose, sensibilidade nos dentes, palpitações cardíacas e problemas musculares.

A Osteoporose é a doença mais comum ocasionada pela deficiência de cálcio e ela é caracterizada por baixa massa óssea e deterioração do tecido ósseo, ocasionando a fragilidade do osso e o aumento do risco de fraturas.

Falta de Cálcio

Suplemento de Cálcio

Existem algumas situações em que a alimentação não será uma fonte suficiente de cálcio, sendo necessário a ingestão de suplementos à base de cálcio para atingir a concentração recomendada que o organismo precisa para manter-se saudável.

A suplementação de cálcio pode ser necessária em indivíduos que restringem ou eliminam o leite e seus derivados da dieta.

Pessoas acima de 50 anos de idade, o ideal é o consumo de cinco a seis copos de leite por dia, para que se obtenham níveis de cálcio adequados. Como não temos o costume de ingerir tanta quantidade assim de leite, o recomendado é a suplementação com cápsulas de cálcio ricas em vitamina D, zinco e magnésio.

Suplemento de Cálcio

Maiores informações, preencha o formulário que ligamos para você!