O que é Ômega 3?
O Ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados (gorduras boas) composto por EPA e DHA, indispensáveis para o bom funcionamento do corpo e auxiliam no combate à diversas doenças. O EPA exerce a função da manutenção da saúde cardiovascular, já o DHA é responsável pelo desenvolvimento do cérebro, ajudando na memória e concentração.
A falta de libido ou baixo desejo sexual é um problema comum entre os homens e as mulheres. Com a correria do dia a dia, as crises nos relacionamentos, os problemas enfrentados no trabalho e em casa e até com o próprio corpo, muitas vezes interferem na qualidade da vida sexual do casal.
Especialistas explicam que o desejo sexual tem como influência fatores psicológicos e físicos, felizmente encontramos no mercado diversos tipos de tratamentos que auxiliam no aumento da libido e do desejo sexual.
Para que serve o Ômega 3?
Estudos comprovam que um dos métodos mais eficazes para melhorar a qualidade de vida é consumir o Ômega 3 diariamente. O Ômega 3 tem um papel importante para o bom funcionamento do organismo, além de prevenir vários tipos de doenças crônicas. Uma de suas maiores indicações é auxiliar na redução do colesterol, mantendo a boa saúde do coração e do cérebro.

Benefícios do Ômega 3:
- - Fortalece o sistema imunológico.
- - Possui poderosa ação antiflamatória.
- - Contribui para amenizar os sintomas da Artrite Reumatoide.
- - Previne contra trombose.
- - Melhora a pele, fazendo com que se torne mais saudável.
- - Contribui para o controle da pressão arterial, além de estimular a vaso dilatação.
- - Auxilia no tratamento da depressão.
- - Ajuda na diminuição do LDL considerado o colesterol ruim.
- - Reduz os níveis de triglicérides no sangue.
- - Evita a formação de placas de gordura nas veias.
- - Melhora a retina dos olhos.

O que é Ácido Graxo?
Os ácidos graxos podem ser classificados por três tipos: Monoinsaturados, Poli- insaturados e Saturados. Os ácidos graxos saturados são gorduras encontradas na maioria das vezes, na forma sólida e em derivados de produtos de origem animal, como por exemplo, bacon, manteiga, bolacha recheada, entre outros. O consumo excessivo do ácido graxo pode acarretar ao acúmulo dessa gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos, provocando o entupimento das veias e artérias. Os ácidos graxos monoinsaturados são considerados gorduras de boa qualidade encontrado no azeite de oliva, abacate e amendoim, podendo ajudar no aumento do HDL (colesterol bom) e a diminuir o LDL (colesterol ruim). Já os ácidos graxos Poli- insaturados são divididos em três categorias: Ácido Eicosapentaenoico (EPA), Ácido Docosahexaenoico (DHA) e Alfa-linolênico (ALA).
São os ácidos graxos Poli-insaturados que irão exercer vários benefícios à saúde, podendo ser encontrados em cápsulas de Ômega 3 Concentrado ou em peixes e frutos do mar. O EPA e o DHA são ácidos graxos essenciais pelo qual não são produzidos pelo organismo humano, tornando necessário a ingestão através da alimentação ou suplementação. A obtenção em quantidades adequadas permite a prevenção de doenças cardiovasculares, doenças inflamatórias, desenvolvimento neural e até aumentar a imunidade.

Ômega 3 emagrece?
Nutricionistas orientam que o consumo de Ômega 3 fornece muitos benefícios à saúde e além disso, auxilia na manutenção do peso. O Ômega 3 melhora a atuação da insulina nas células, diminuindo a transformação do açúcar em gordura e facilitando a conversão do açúcar em energia. Os especialistas recomendam a ingestão de 3 cápsulas de Ômega 3 por dia, seguir uma alimentação saudável e fazer algum exercício moderado, se quiser perder peso e queimar calorias. O melhor Ômega 3 é aquele que contém alta concentração de EPA e DHA.
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal em excesso no indivíduo e considera-se um problema grave de saúde, que só vem aumentando com o passar do tempo. O sobrepeso é decorrente por hábitos não saudáveis como a ingestão excessiva de gorduras, açúcar e sal, que pode acarretar sérios problemas de saúde como, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.
O Brasil vem enfrentando aumento expressivo de sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, pelo fato das pessoas trocarem hábitos de alimentação saudáveis por produtos industrializados, ricos em sódio e gordura, com baixo valor nutricional. Países asiáticos como o Japão adotam uma cultura onde a alimentação contém grande quantidade de peixes e frutos do mar, por isso eles possuem maior qualidade de vida e longevidade.

Alimentos ricos em Ômega 3
O corpo humano é incapaz de produzir os ácidos graxos essenciais, sendo assim, devem ser consumidos através da alimentação ou suplementação. Os únicos alimentos que são fontes de Ômega 3 em maior quantidade são os peixes e crustáceos, porém o brasileiro ainda não tem o hábito de consumir estes alimentos diariamente comparado a outros países, portanto a melhor opção é a suplementação.
Peixes com concentração de Ômega 3
- - Arenque 1,885mg
- - Salmão 1,716mg
- - Atum 1,414mg
- - Peixe Branco 1,363mg
- - Sardinhas 1,363mg
- - Anchovas 951mg

Ômega 3 Contra-indicações
O Ômega 3 é um suplemento que pode ser consumido por qualquer pessoa, exceto indivíduos que apresentam intolerância ou alergias a peixes e frutos do mar ou com problemas de coagulação sanguínea e que usam medicamentos anticoagulantes.
Ômega 3 na gravidez
Cientistas apontam que a ingestão do Ômega 3 durante a gravidez tem um papel significativo no desenvolvimento do bebê e na saúde da mãe. Estudos do Centro Médico Universityof Kansas, nos Estados Unidos, revelam que o consumo do Ômega 3 auxilia na formação do cérebro e do sistema nervoso da criança, além de diminuir riscos de depressão pós-parto. Para mães que estão amamentando, é importante o consumo de Ômega 3 nos três primeiros meses de aleitamento, pois pode ajudar a aumentar o QI (Quociente de Inteligência) do bebê e futuramente ter um maior desempenho escolar.
