Maiores informações Ligue grátis clique aqui
Tabagismo - Saúde Comprovada

O que é Tabagismo?

O tabagismo é o consumo de cigarros ou produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. É uma doença que causa dependência, além de provocar alterações físicas, emocionais e comportamentais no fumante.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado uma epidemia, pois é responsável por mais de cinco milhões de mortes ao ano no mundo todo e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é um problema de saúde pública no Brasil, pois está relacionado com mais de 50 doenças e é responsável por uma importante parcela dos gastos de todas as internações do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é Tabagismo?

Doenças causadas pelo cigarro

Existem cerca de 4.700 substâncias tóxicas em um cigarro, que afetam os mais diversos sistemas e órgãos. Além dos malefícios do cigarro para a saúde, ele ainda contém mais de 60 substâncias cancerígenas, sendo as principais:

Doenças causadas pelo cigarro

O tabagismo ainda pode causar impotência sexual no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo e infecções respiratórias. O ato de fumar durante a gravidez provoca sérios riscos para o feto, pois as substâncias contidas no cigarro diminuem o calibre da artéria do cordão umbilical, fazendo com que diminua a irrigação sanguínea da placenta. Consequentemente, o bebê recebe menos nutrientes, a oxigenação fica comprometida e a criança poderá nascer com peso menor que o normal.

As pessoas que convivem com fumantes e inalam a fumaça do cigarro em ambientes fechados, são chamadas de fumantes passivos. No entanto, elas também correm o risco de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo.

Em 2011 entrou em vigor a lei antifumo, que proíbe fumar em locais fechados, públicos e privados de todo o país. Essa regulamentação tem como principal objetivo, preservar a saúde dos não fumantes, a fim de evitar o contato com as substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro.

Principais doenças causadas pelo cigarro:

Principais doenças causadas pelo cigarro:

Parar de Fumar Benefícios

Parar de fumar traz diversos benefícios para a saúde e ainda proporciona mais qualidade de vida. Saiba o que acontece com o seu corpo quando você parar de fumar:

 Parar de Fumar Benefícios

Como Parar de Fumar

É possível largar o vício sem precisar tomar remédios para parar de fumar, que além de ser um tratamento demorado, provocam vários efeitos colaterais como tonturas, diminuição da pressão e enjôos, prejudicando assim, a qualidade de vida da pessoa.

Produtos naturais estão sendo muito utilizados atualmente para auxiliar no tratamento para parar de fumar. Além de serem bastante eficazes, não possuem nicotina, não promovem efeitos colaterais e não contém contraindicações. Um exemplo é o spray bucal para fumantes, que age diretamente no paladar de quem fuma. Sua ação permite realçar o gosto ruim do cigarro, fazendo com que a pessoa pare de fumar aos poucos ao perceber que ao fumar já não sente mais prazer e nem sensação de bem-estar.

A falta do cigarro leva a pessoa a apresentar mudanças físicas e psicológicas, essas alterações são chamadas de crises de abstinência. Em poucas horas após parar de fumar, podem surgir dores de cabeça, ansiedade, nervosismo, dificuldade de concentração e aumento do apetite. Esses sintomas são intensos nos primeiros dias, mas tendem a diminuir ao longo das semanas.

Uma opção para ajudar no tratamento dos sintomas da crise de abstinência é fazer uso de cápsulas à base de Magnésio, pois é um mineral considerado como calmante natural, podendo ser usado por qualquer pessoa e que ajudará no tratamento contra o tabagismo. Atualmente esses tratamentos são encontrados com facilidade em sites e televendas.

Como Parar de Fumar

Maiores informações, preencha o formulário que ligamos para você!